➡️ Referência em Pernambuco por ser o único município com uma política de saúde pública voltada à pessoa idosa, Jaboatão dos Guararapes dá mais um passo importante nessa área. Em parceria com o Governo do Estado, o projeto-piloto foi iniciado nesta segunda-feira (15/07) no Hospital Jaboatão Prazeres, visando uma avaliação multidisciplinar e compartilhamento de cuidados entre as secretarias municipal e estadual.
No projeto “Linha de Cuidado da Pessoa Idosa”, é realizado um atendimento integral que começa com a avaliação na unidade de saúde de referência, que encaminha o paciente para atendimento especializado. Este cuidado abrange áreas como geriatria, serviço social, enfermagem, psicologia, fisioterapia e nutrição.
“Jaboatão tem uma política de cuidado da pessoa idosa, que vai desde os preventivos até as necessidades específicas. O objetivo do projeto é proporcionar qualidade de vida e prevenção das complicações advindas do envelhecimento”, explica a Secretária de Saúde, Zelma Pêssoa. As pessoas atendidas pelo projeto recebem orientações sobre hábitos saudáveis, como alimentação, prática de atividade física e controle de doenças crônicas. “É uma atenção individualizada, mas também coletiva, uma vez que permite avaliar as necessidades do indivíduo e se elas se refletem no entorno”, acrescenta a Secretária.
O projeto-piloto terá duração de 90 dias e, após avaliação dos resultados, poderá ser expandido para outros bairros.
✅Créditos:
Por Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Com informações: PMJG