➡️ A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou a decisão de suspender a comercialização, distribuição e uso de certos lotes do detergente Ypê devido ao risco de contaminação biológica. Embora a fabricante tenha assegurado que não há ameaça à saúde ou segurança dos consumidores, a Anvisa optou pela medida preventiva.
De acordo com a Anvisa, a suspensão ocorreu após a identificação de um “desvio” durante a análise de monitoramento da produção, que poderia resultar em um “potencial risco de contaminação microbiológica”. Os lotes afetados foram produzidos entre julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022, com lote final 1 e 3, abrangendo todos os tipos de detergentes dentro dessa identificação.
Embora a empresa responsável, Química Amparo, tenha notificado a Anvisa sobre o recolhimento voluntário do produto, a agência não divulgou a data em que isso ocorreu. A Química Amparo afirmou ter realizado o recolhimento há cerca de um mês, após detectar uma “descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato”.
A determinação da Anvisa foi publicada no diário oficial e ressalta a importância de precaução diante de potenciais riscos à saúde pública.
✅Créditos:
Reportagem de Wanderson Silva para o SISTEMA AQUI NOTÍCIAS