O incidente, que ocorreu na madrugada desta terça-feira, danificou equipamentos de tensão de 500 kV, levando à interrupção do sistema. O MME informou que a ocorrência causou a desconexão das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste do SIN, provocando uma “contingência severa”. Estados de todas as regiões e o DF foram afetados, com quedas de energia que duraram entre 10 minutos e uma hora. As causas detalhadas do incêndio seguem em apuração.

➡️Um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, foi a causa do grande apagão que atingiu o país na madrugada desta terça-feira (14). De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o incidente provocou a desconexão das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste do Sistema Interligado Nacional, resultando em uma “contingência severa” no fornecimento de energia.
Segundo a nota divulgada pelo MME, o incêndio danificou equipamentos responsáveis por transformar e controlar a tensão elétrica de 500 kV, o que levou à interrupção temporária do sistema.
O apagão afetou estados de todas as regiões do país e o Distrito Federal. Entre os locais atingidos estão São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rondônia, Ceará e Amapá. A duração das quedas de energia variou entre 10 minutos e uma hora, dependendo da região.
Técnicos do setor elétrico seguem atuando para apurar as causas detalhadas do incêndio.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS