Terça-feira, Novembro 4, 2025

TRT-6 INTERMEDIA NEGOCIAÇÃO ENTRE METROVIÁRIOS E CBTU, E CATEGORIA PODE ENCERRAR GREVE AMANHÃ; ENTENDA

➡️A audiência de conciliação entre o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) foi encerrada na tarde desta terça-feira (4), no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), sem a definição imediata do fim da greve. Apesar de avanços nas negociações, o acordo proposto ainda precisa ser aprovado pela categoria em assembleia marcada para as 18h desta quarta-feira (5), na Estação Recife, no bairro de São José, Centro da capital.

Durante a reunião, mediada pelo vice-presidente do TRT-6, desembargador Eduardo Pugliesi, ficou acordado que a CBTU deverá apresentar, em até 30 dias, um plano emergencial de recuperação do metrô. O magistrado se comprometeu a acompanhar o cumprimento desse prazo e propôs que, caso a greve seja encerrada, os três dias de paralisação sejam abonados.

Mesmo com o otimismo do Tribunal e do Ministério Público do Trabalho, que consideraram a proposta “racional e equilibrada”, o sindicato decidiu manter a paralisação até que a categoria se manifeste oficialmente.

VEJA TAMBÉM:  RAMAL CAMARAGIBE DO METRÔ CONTINUARÁ PARADO POR VÁRIOS DIAS, INFORMA CBTU

Antes da assembleia, os metroviários irão realizar um ato de passeata, com saída às 14h da Estação Recife em direção à sede do Governo de Pernambuco. Até o momento, todas as linhas do metrô permanecem sem operação.

A greve foi deflagrada após diversas tentativas frustradas de negociação com a CBTU e o governo federal. O movimento acontece em meio a uma crise estrutural no sistema metroviário, marcada por falhas técnicas, atrasos em investimentos e riscos à segurança.

Recentemente, um incêndio em um dos trens, controlado a tempo por maquinista e passageiros, acentuou a preocupação dos trabalhadores com a falta de manutenção.

Além das condições precárias de trabalho, o sindicato também protesta contra o projeto de concessão do metrô à iniciativa privada, aprovado em maio deste ano e com leilão previsto para 2026. De acordo com o Sindmetro-PE, a medida ameaça o caráter público do transporte e pode aprofundar o sucateamento do sistema.

Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ao copiar nosso texto na íntegra, cite a fonte: www.jaboataoaqui.com.br