Terça-feira, Dezembro 2, 2025

TESTE DE SEGURANÇA DA URNA ELETRÔNICA SERÁ REALIZADO A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA (1º)

➡️O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que o Teste Público de Segurança (TPS) dos Sistemas Eleitorais para o ciclo das Eleições Gerais de 2026 será realizado entre os dias 1º e 5 de dezembro de 2025, na sede da Corte, em Brasília. Popularmente chamado de “Teste da Urna”, o procedimento é considerado uma das principais etapas de transparência e auditoria da Justiça Eleitoral.

O TPS permite que especialistas em tecnologia, pesquisadores, instituições acadêmicas e representantes da sociedade civil tentem identificar eventuais vulnerabilidades nos sistemas que serão utilizados no pleito de 2026. O objetivo é reforçar a segurança dos softwares e aprimorar a confiança pública no processo eleitoral.

Durante os cinco dias de testes, investigadoras e investigadores credenciados terão acesso à versão final dos programas da urna eletrônica e dos sistemas de votação. Segundo o TSE, além de localizar possíveis falhas, os participantes contribuem para garantir que todos os ajustes necessários sejam feitos antes da homologação dos sistemas.

VEJA TAMBÉM:  COM MANO MEDEIROS FORA DA DISPUTA, VEJA OS POSSÍVEIS NOMES PARA A PREFEITURA DE JABOATÃO EM 2028

De acordo com um representante da Corte, “a realização do Teste Público de Segurança é um compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a auditabilidade de todo o processo. Convidamos a comunidade técnica e a sociedade a participar ativamente desta fase crucial para a confiança no sistema.”

A Justiça Eleitoral abrirá um período de inscrições para que interessados — desde cidadãos comuns até universidades, entidades privadas e partidos políticos — apresentem seus planos de ataque e participem oficialmente da avaliação. As vulnerabilidades identificadas serão corrigidas e submetidas a novas checagens, garantindo a segurança total antes da utilização nas eleições de 2026.

Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ao copiar nosso texto na íntegra, cite a fonte: www.jaboataoaqui.com.br