
➡️ Às 10h desta segunda-feira (7), o Sindicato da Guarda Municipal de Jaboatão dos Guararapes realiza uma manifestação em baixo do viaduto Geraldo Melo, em Prazeres. O ato é um protesto contra a decisão da Prefeitura de convocar apenas 117 candidatos aprovados no último concurso público da categoria.
O certame, organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), foi realizado após mais de dez anos sem seleção para o cargo. A seleção atraiu mais de 11 mil candidatos e teve etapas rigorosas, incluindo testes físicos.
Segundo o sindicato, apesar de 599 candidatos terem sido considerados aptos para a fase seguinte, apenas 117 seguirão para a investigação social, etapa que antecede o curso de formação.
Ainda conforme o sindicato, o efetivo atual da Guarda tem cerca de 300 agentes, número considerado insuficiente para atender às demandas da cidade.
Outro ponto levantado pela categoria é a interrupção do uso de armamento pela Guarda Municipal. Embora a Polícia Federal tenha doado armas, a gestão municipal não concluiu os trâmites para que os agentes voltem a atuar armados — prática já adotada anteriormente.
CONVOCAÇÃO DA PREFEITURA
No maior concurso público da história de Jaboatão, a Prefeitura abriu 1.592 vagas para 63 cargos — sendo 48 de nível superior e 15 de nível médio/técnico. A FCC foi responsável pela organização. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Esta semana, o prefeito Mano Medeiros convocou 328 aprovados, que irão reforçar o atendimento à população do município.
Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS