
➡️O segundo semestre de 2025 será marcado por cinco feriados nacionais, oferecendo aos brasileiros oportunidades de descanso e celebração de datas importantes. O grande destaque do período é a oficialização do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, que passa a ser reconhecido como feriado nacional.
O calendário de feriados começa em setembro e segue até o Natal, incluindo datas comemorativas tradicionais e a nova inclusão, que representa um avanço na valorização da cultura afro-brasileira e no combate ao racismo. Confira as datas:
7 de setembro (domingo): Independência do Brasil
12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil)
2 de novembro (domingo): Finados
15 de novembro (sábado): Proclamação da República
20 de novembro (quinta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
25 de dezembro (quinta-feira): Natal
Apesar do número expressivo de feriados, vale destacar que a maioria deles cai em um domingo, dia em que boa parte dos brasileiros já costuma ter folga. Sendo assim, o impacto real no calendário de descanso prolongado será mais restrito. As exceções ficam por conta do feriado de 15 de novembro (sábado), 20 de novembro (quinta-feira) e 25 de dezembro (quinta-feira), que podem proporcionar emendas e viagens prolongadas.
A transformação do Dia da Consciência Negra em feriado nacional amplia a reflexão sobre a história e as contribuições do povo negro no Brasil. Antes restrita a algumas cidades e estados, a data agora terá alcance em todo o território nacional.
Além dos feriados nacionais, os brasileiros devem ficar atentos aos feriados estaduais e municipais, que podem variar conforme a localidade e proporcionar ainda mais dias de folga. Empresas, órgãos públicos e o setor de turismo já se preparam para o impacto positivo no movimento durante esses períodos.
Da redação do JORNAL JABOATÃO