Terça-feira, Outubro 28, 2025

SAIBA QUANDO A PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ DO RECIFE ACONTECERÁ; CONFIRA ETAPAS E CRONOGRAMA

Seja nosso ASSINANTE por R$ 0,99 CENTAVOS

➡️O processo de concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada está em andamento e deve avançar nos próximos dois anos, segundo o cronograma divulgado pelo Governo Federal e pelo Governo de Pernambuco. A previsão é que o leilão para escolha do novo operador ocorra até o final de 2026, com a nova gestão iniciando a operação no primeiro trimestre de 2027.

Atualmente administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o sistema passará por duas fases antes da concessão definitiva. A primeira será a estadualização, com o repasse da gestão da União para o Governo de Pernambuco. Em seguida, o Estado deverá realizar o processo de concessão à iniciativa privada, que assumirá a operação por um período de 30 anos, sendo responsável por investir, modernizar e manter o sistema metroviário.

De acordo com o planejamento, as etapas finais estão previstas para ocorrer da seguinte forma:

VEJA TAMBÉM:  CBTU REALIZA TROCA DE TRILHOS NO RAMAL JABOATÃO NESTE SÁBADO(4)

Leilão de concessão: 2026

Início da nova operação privada: 1º trimestre de 2027

A concessão é defendida pelos governos como essencial para garantir os investimentos necessários à modernização da frota e da infraestrutura do metrô, que atualmente enfrenta sérios problemas de falhas, superlotação e falta de manutenção. O sistema transporta cerca de 138 mil passageiros por dia e é considerado o principal meio de mobilidade de massa da Região Metropolitana do Recife.

Entretanto, especialistas e representantes dos metroviários alertam que o cronograma pode sofrer atrasos em razão das análises de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), e da complexidade na elaboração do edital de licitação. Os trabalhadores da CBTU seguem mobilizados, defendendo a manutenção de um metrô público, com investimentos e melhoria na qualidade do serviço.

Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ao copiar nosso texto na íntegra, cite a fonte: www.jaboataoaqui.com.br