Os fogos de artifício, embora associados à alegria nas festas de réveillon, são prejudiciais, perigosos e intrusivos, representando sérios riscos para a população, animais e o meio ambiente. Algumas cidades já adotaram a queima silenciosa, mas os problemas transcendem o simples ruído.
MEIO AMBIENTE
A queima de fogos emite poluentes atmosféricos, configurando-se como uma forma de poluição do ar, afetando tanto o meio ambiente quanto a saúde humana. O risco de incêndio agrava a situação, ameaçando pessoas, fauna e flora, contribuindo para a poluição atmosférica.
HUMANOS
Além de causar estresse em crianças e perturbar quem dorme, os fogos podem desencadear ataques epiléticos, cardíacos e desnorteamento. Representam uma forma de entretenimento extremamente perigosa, afetando não apenas quem solta os fogos, mas também aqueles a quilômetros de distância.
ANIMAIS
O barulho dos fogos gera reações de estresse e ansiedade em animais de estimação, levando-os a comportamentos agressivos, ferimentos e fugas. Animais silvestres também são suscetíveis a essas reações, podendo sofrer ataques cardíacos, convulsões e danos auditivos.
✅Créditos:
📝 Reportagem e texto original de Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS