➡️ Várias teorias têm circulado para explicar a origem do nome Jaboatão, gerando debates entre especialistas e historiadores. De acordo com Teodoro Sampaio, a palavra vem de “Yauapoatã”, que significa “mão rija de onça”. Já Garcia Rodrigues acredita que deriva de “Yapoatam”, referindo-se a uma árvore usada para mastros de navio. Por sua vez, o bispo Dom Raimundo da Silva Brito propõe que vem de “Yaboaty-atam”, significando “andar como cágado”.
A análise dessa questão complexa revela divergências, mas uma versão tem ganhado destaque nos dias atuais. Segundo o jornalista Mário Melo, em um relatório na década de 50, a versão mais aceita era “YAPOATAM”, por ser consagrada pelo povo. Porém, ele não encontrou evidências da árvore mencionada.
Orlando Breno, em seu livro “Jaboatão sua terra sua gente”, argumenta que a teoria de Dom Raimundo da Silva Brito – “YAPOTY-ATAM” – é mais plausível. Ele questiona se o rio deu nome à cidade ou vice-versa, sugerindo que o nome do rio já existia antes dos primeiros engenhos surgirem.
A versão apoiada pelo Bispo Dom Raimundo Brito parece ser a mais coerente. Autores como Samuel Campelo e Sebastião Galvão, além dos moradores locais, corroboram essa teoria, associando o nome Jaboatão aos cágados que habitavam o Rio Jaboatão. Assim, a palavra parece significar “andar como cágado”, conforme defendido pelo bispo.
✅Créditos:
Por Wanderson Silva para o SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Com informações: Jaboatão Redescoberto/James Davidson
Foto: Praça nossa senhora do Rosário – 1966