➡️ A partir de 2025, motoristas que dirigem automóveis com câmbio automático podem precisar de uma categoria de habilitação exclusiva. Essa exigência está prevista no Projeto de Lei 7.746, que tramita na Câmara dos Deputados desde 2017 e agora está em fase final de aprovação.
A proposta sugere mudanças na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dividindo a categoria B em duas subcategorias. A subcategoria B1 seria exclusiva para condutores de veículos automáticos, enquanto a B2 permitiria a condução tanto de veículos automáticos quanto de manuais.
O objetivo da medida é garantir que os motoristas tenham o treinamento adequado para o tipo de veículo que operam, considerando que automóveis automáticos têm particularidades em relação aos veículos manuais. A nova divisão da categoria B da CNH deve entrar em vigor em 1º de janeiro de 2025, caso o projeto seja aprovado.
Essa mudança pode trazer implicações para os motoristas: quem tiver apenas a habilitação B1 estará sujeito a penalidades e multas graves se for flagrado dirigindo veículos manuais. A expectativa é de que muitos condutores optem pela subcategoria B2, que permite a condução de ambos os tipos de veículos.
✅Créditos:
Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS