Quarta-feira, Outubro 29, 2025

PROBLEMAS ESTRUTURAIS PERSISTEM: TETO DE ESCOLA EM JABOATÃO APRESENTA PROBLEMAS PELA SEGUNDA VEZ SÓ ESSE ANO

➡️Parte do teto da Escola Municipal José Carlos Ribeiro, localizada no bairro de Sucupira, em Jaboatão dos Guararapes foi arrancada pela força do vento na manhã desta terça-feira (28). Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

O incidente reacendeu a preocupação com a estrutura da unidade de ensino, que já havia apresentado problemas semelhantes no início do ano. No dia 4 de fevereiro, parte do teto da mesma escola desabou e deixou três funcionárias feridas.

Na ocasião, câmeras de segurança registraram o momento em que o teto cedeu sobre as funcionárias, que estavam em uma área de convivência próxima à cozinha. Duas delas precisaram receber atendimento médico. Felizmente, nenhum aluno estava presente, já que o ano letivo teria início no dia seguinte.

A nova ocorrência desta terça-feira levanta questionamentos sobre as condições de manutenção do prédio e as medidas adotadas pela prefeitura após o primeiro incidente. Até o momento, a Secretaria Municipal de Educação não se pronunciou sobre o caso.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Jaboatão dos Guararapes afirmou que “fortes rajadas de ventos e condições climáticas adversas” deslocaram parte das telhas da escola municipal.

VEJA TAMBÉM:  VENTO FORTE ARRANCA PARTE DO TETO DE ESCOLA MUNICIPAL EM JABOATÃO DOS GUARARAPES

“Durante a vistoria técnica, foram ainda observados danos pontuais nas alvenarias de apoio, no sistema elétrico e no sistema de calhas e condutores pluviais. A equipe de engenharia constatou que, apesar das estruturas apresentarem contraventamento e amarração adequados para resistir aos esforços, as condições extremas de vento superaram os limites de segurança previstos no dimensionamento, resultando nos danos citados”, disse.

Ainda de acordo com a prefeitura, foram adotadas as seguintes medidas emergenciais:

reestruturação completa da cobertura;
substituição dos perfis metálicos comprometidos;

troca integral das telhas danificadas;
revisão e substituição do sistema elétrico afetado;

instalação de novas calhas e condutores pluviais.

“Todas as medidas emergenciais adotadas visam garantir a integridade física da edificação, a segurança de todos e plena retomada das atividades escolares no menor prazo possível”, afirmou a secretaria municipal no texto.

Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ao copiar nosso texto na íntegra, cite a fonte: www.jaboataoaqui.com.br