Na tarde desta terça-feira, 1º de outubro, a aeronave presidencial VC-1 da Força Aérea Brasileira (FAB) enfrentou um problema técnico logo após decolar, obrigando o avião a permanecer cerca de cinco horas em voo para despejar combustível. Segundo dados da plataforma FlightAware, que monitora o tráfego aéreo em tempo real, o avião voou em círculos a uma altitude média de 3,8 mil metros.
Por volta das 22h19, a aeronave conseguiu realizar um pouso seguro. A bordo estavam 16 pessoas, incluindo o presidente Lula, autoridades, ministros e a tripulação.
Lula e sua comitiva haviam retornado de uma viagem oficial ao México, onde o principal compromisso foi a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. De acordo com informações da FAB, os procedimentos de segurança para o pouso foram considerados bem-sucedidos. Nesta quarta-feira (2), o presidente embarcará em outra aeronave da FAB com destino a Brasília.
A causa do problema técnico ainda não foi divulgada, e os nomes dos integrantes da comitiva não foram informados até o momento.
☑️ Créditos
Da redação do JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS
Com informações: Agência Brasil