O VI Fórum da Visibilidade Trans, destacou o tema “Famílias em Transição”, com a presença de ativistas, gestores e o lançamento da “Transciclopédia” para celebrar e reconhecer as histórias individuais da comunidade trans.
Na manhã desta sexta-feira (26), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou o VI Fórum da Visibilidade Trans no auditório da UNIFG. O evento teve como objetivo central fomentar a discussão e ampliar a visibilidade dos direitos da comunidade trans.
Ativistas, representantes da sociedade civil, gestores municipais e a presença da representante do Governo do Estado e gestora do Centro Estadual de Combate a Homofobia, Roseane Morais, participaram ativamente da iniciativa.
Durante o fórum, especialistas em diversidade de gênero compartilharam experiências valiosas por meio de palestras, promovendo um diálogo direto e enriquecedor entre os participantes e os palestrantes. Um dos momentos de destaque foi o lançamento da “Transciclopédia”, uma plataforma dedicada à visibilidade e memória trans.
A “Transciclopédia” busca mapear os perfis de pessoas trans do Brasil, promovendo o reconhecimento e a celebração das histórias individuais. A plataforma já está acessível através do link: www.transciclopedia.ongarco.org
Stephany Araújo, mulher trans, assistente social e presidenta fundadora do Instituto Transformar Jaboatão, ressaltou a importância da gestão municipal em realizar esse fórum. “Nossa luta por visibilidade e respeito é diária. Cada voz conta, cada história importa. Este fórum é fundamental para mostrar ao grupo trans que ele tem direito, tem visibilidade. Estamos comprometidos com a transformação social, promovendo inclusão e empoderamento para a comunidade trans. Agradeço pela oportunidade de participar e contribuir para este espaço de diálogo e reflexão tão significativo”, pontuou Araújo.
✅Créditos:
Reportagem de Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS, com informações da PMJ.