Em três anos, Pernambuco registrou aumento de mais de 500 mil habitantes em relação ao Censo de 2022. O estado mantém-se como o segundo mais populoso do Nordeste, atrás da Bahia, com concentração na Região Metropolitana do Recife. O crescimento pressiona a demanda por serviços públicos e influencia repasses federais, além de orientar políticas públicas e o planejamento urbano e social.

➡️Pernambuco alcançou a marca de 9.562.007 habitantes em agosto de 2025, de acordo com a mais recente estimativa divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado confirma a tendência de crescimento populacional no estado.
Em comparação com o último Censo, realizado em 2022, quando foram contabilizados 9.058.931 habitantes, o aumento é de mais de 500 mil pessoas em três anos. O crescimento resulta de fatores como natalidade, migrações e outras variáveis demográficas analisadas pelo órgão.
O estado segue como o segundo mais populoso do Nordeste, atrás apenas da Bahia. A capital, Recife, junto com a Região Metropolitana – que abrange municípios como Jaboatão dos Guararapes e Olinda – concentra a maior parte da população, o que eleva a densidade demográfica e pressiona a demanda por serviços públicos.
As estimativas do IBGE têm impacto direto no cálculo de repasses federais, além de orientar a formulação de políticas públicas e o planejamento urbano e social.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS