
➡️ A Polícia Legislativa utilizou gás de pimenta para conter um grupo de indígenas que ocupou o gramado em frente ao Congresso Nacional, na manhã desta quinta-feira (10). A área é tradicionalmente interditada para manifestações, por questões de segurança.
Segundo nota divulgada pela Câmara dos Deputados, cerca de mil indígenas, que participavam da marcha do Acampamento Terra Livre (ATL), romperam a linha de contenção da Polícia Militar do Distrito Federal, derrubaram os gradis de proteção e avançaram em direção ao gramado do Congresso.
Para impedir a entrada no Palácio do Congresso, agentes das Polícias Legislativas da Câmara e do Senado utilizaram agentes químicos. Ainda de acordo com o comunicado, havia um acordo prévio com as lideranças indígenas para que os cerca de 5 mil participantes do ATL se limitassem até a Avenida José Sarney, anterior à Avenida das Bandeiras, que dá acesso à área central do Congresso. No entanto, parte do grupo decidiu ultrapassar o limite estabelecido.
A situação já foi controlada, e o policiamento nas duas Casas Legislativas foi reforçado. A mobilização em Brasília reúne indígenas de diversas regiões do país, que participam do Acampamento Terra Livre para reivindicar a proteção dos seus direitos territoriais, ameaçados por ações como o desmatamento e atividades extrativistas.
Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Com informações: Estadão