Uma operação da Polícia Civil resultou na apreensão de 3.510 armas de gel com procedência fiscal irregular e certificação inadequada em cinco lojas localizadas no Centro do Recife. Durante a ação, realizada no âmbito da Operação Coalizão, cinco pessoas foram presas em flagrante. As informações foram divulgadas somente nesta terça-feira (17), embora as apreensões tenham ocorrido na última sexta-feira (13).
As armas foram localizadas no bairro de São José, conhecido como um dos principais polos do comércio de rua da capital pernambucana. A comercialização desse tipo de produto tem sido alvo de restrições, especialmente após ser proibida em cidades como Olinda e Paulista, devido à popularização do uso nas periferias da Região Metropolitana do Recife.
De acordo com a Polícia Civil, as armas de gel não são consideradas brinquedos e seu uso indevido pode resultar em crimes como lesão corporal, dano, vandalismo e perturbação do sossego.
Dados do Centro Integrado de Operações de Defesa Social apontam que, desde o início de dezembro, Pernambuco registrou 218 ocorrências relacionadas a armas de gel. A Fundação Altino Ventura (FAV) informou que 83 pessoas ficaram feridas, sendo 68 atendimentos realizados até a última quinta-feira (11). As armas utilizam bolinhas de poliacrilato de sódio, que expandem ao serem hidratadas, podendo causar lesões graves nos olhos, como inflamações, danos à córnea e sangramentos internos.
Créditos:
Por Wanderson Silva para a redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS