Quarta-feira, Abril 2, 2025

Siga nosso Instagram: @JaboataoAqui.Noticias

PENITENCIÁRIA DE ITAMARACÁ COMEÇA A SER TOTALMENTE DESATIVADA COM TRANSFERÊNCIA DE PRESOS

Escute essa notícia

➡️A Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, amanheceu nesta terça-feira (1º) sob uma megaoperação para a transferência de detentos da Penitenciária Professor Barreto Campelo, que está em fase de desativação. A unidade, considerada uma das mais problemáticas do Estado, passa por um processo gradativo de esvaziamento.

A operação mobiliza forças de segurança, incluindo policiais militares, civis, penais, bombeiros e agentes de inteligência. O procedimento deve se estender ao longo do dia, com parte dos presos sendo realocada para o recém-inaugurado Presídio Policial Penal Leonardo Lago, localizado no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife. O restante será encaminhado para o Presídio de Itaquitinga, na Mata Norte.

Em outubro do ano passado, a Barreto Campelo abrigava 461 detentos, embora sua capacidade fosse de 685 vagas. De acordo com um relatório do Ministério Público Federal (MPF), a unidade abrigava membros de três grandes facções criminosas: Comando Vermelho, Primeiro Comando da Capital (PCC) e Trem Bala.

A desativação do presídio vinha sendo planejada desde 2023, por determinação da governadora Raquel Lyra. Naquele ano, mais de 150 detentos já haviam sido transferidos para reduzir a superlotação.

O governo estadual garante que as novas unidades prisionais, como o Presídio Policial Penal Leonardo Lago, serão administradas de forma a impedir a atuação dos chamados “chaveiros” – detentos que controlam pavilhões e impõem regras sob ameaças e violência.

No futuro, a gestão também pretende encerrar as atividades da Penitenciária Agroindustrial São João, que atende reeducandos em regime semiaberto.

 Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS