
➡️O conclave que vai escolher o novo papa chegou ao seu segundo dia nesta quinta-feira (8), e há expectativa de que a decisão possa sair ainda hoje. Nos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, os papas Bento XVI e Francisco foram eleitos justamente nesta etapa do processo.
A primeira rodada de votação aconteceu na quarta-feira (7), mas terminou sem consenso entre os 133 cardeais eleitores, o que foi sinalizado pela fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina. Para a escolha do novo pontífice, são necessários pelo menos 89 votos — o equivalente a dois terços dos cardeais participantes. Sete brasileiros integram o grupo.
Um fator que pode prolongar o processo é o ineditismo para a maioria: cerca de 80% dos cardeais nunca participaram de um conclave antes, o que pode dificultar a formação de um consenso.
Nesta quinta-feira estão previstas até quatro rodadas de votação, com a possibilidade de duas fumaças — uma pela manhã e outra à tarde. A expectativa é alta, já que tanto Bento XVI quanto Francisco foram escolhidos na última votação do segundo dia: Bento às 12h50 e Francisco às 14h06, nos respectivos anos de sua eleição.
A Igreja Católica e milhões de fiéis ao redor do mundo aguardam com atenção o resultado.
Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Foto:OSSERVATORE ROM