Segunda-feira, Outubro 6, 2025

NOVA VARIANTE DA COVID-19, XFG, CHAMA ATENÇÃO POR SINTOMA INCOMUM: ROQUIDÃO NA VOZ

➡️Uma nova variante da Covid-19 identificada como XFG tem despertado alerta na comunidade médica por apresentar um sintoma distinto: a rouquidão. Segundo pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, essa nova linhagem do coronavírus provoca secura e irritação na garganta, afetando diretamente a voz dos pacientes.

Enquanto a XFG tem se destacado pela alteração vocal, outra variante, chamada Nimbus, também vem sendo monitorada. Nesse caso, o principal sintoma relatado é a incômoda sensação de ter uma “lâmina de barbear” na garganta. Apesar dos relatos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) esclarece que não há indícios de que a Nimbus esteja provocando quadros mais graves da doença.

SINTOMAS CONTINUAM SENDO O PRINCIPAL ALERTA
Embora algumas variantes apresentem sinais específicos, os sintomas clássicos da Covid-19 continuam sendo o principal alerta para a população. Febre, calafrios, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, dores musculares, fadiga e dificuldade para respirar permanecem entre os mais comuns. Sintomas gastrointestinais como dor de estômago e diarreia também podem ocorrer.

VEJA TAMBÉM:  DIA NACIONAL DO IDOSO DESTACA A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR A EXPERIÊNCIA E GARANTIR DIREITOS

As variantes FLiRT, como a KP.2 e KP.3, que têm circulado globalmente, apresentam quadro clínico semelhante ao da variante JN.1. Apesar de serem altamente transmissíveis, não há evidências de que sejam mais agressivas ou resistentes às vacinas.

VACINAÇÃO E CUIDADOS PERMANECEM INDISPENSÁVEIS
Autoridades de saúde reforçam a importância de manter a vacinação em dia e seguir as medidas preventivas básicas, como higienização das mãos, uso de máscaras em locais fechados ou com aglomeração e boa ventilação dos ambientes.

Pessoas que apresentarem sintomas gripais ou alterações na voz devem procurar atendimento médico, principalmente aquelas pertencentes a grupos de risco.

 Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ao copiar nosso texto na íntegra, cite a fonte: www.jaboataoaqui.com.br