
➡️O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou nesta terça-feira (9) seu voto pela condenação do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro e de outros sete réus acusados de envolvimento em um plano de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O julgamento ocorre na 1ª Turma do STF.
Relator do processo, Moraes afirmou que Bolsonaro liderava uma organização criminosa que, de forma hierárquica e planejada, buscou desacreditar o sistema eleitoral e atentar contra a ordem democrática. O voto se baseou em documentos, anotações e depoimentos que, segundo o ministro, comprovam a existência do plano golpista.
OS RÉUS E AS ACUSAÇÕES
Além de Bolsonaro, Moraes votou pela condenação de:
Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Abin
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça
Augusto Heleno, ex-ministro do GSI
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa
Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil
Os crimes apontados no voto incluem organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
PRÓXIMOS PASSOS
O julgamento segue com os votos dos demais ministros da 1ª Turma do STF, sem prazo definido para conclusão. O resultado pode ter forte impacto no cenário político brasileiro, influenciando diretamente o futuro de Bolsonaro e dos demais acusados.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS