
➡️O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) realizará, nesta quarta-feira (13) a partir das 18h, uma assembleia geral extraordinária em frente à Estação Central do Recife, na Praça da Greve, para protestar contra a privatização do Metrô do Recife. O ato busca alertar a população sobre o sucateamento do sistema e a falta de investimentos, que, segundo a categoria, fariam parte de um plano para justificar a concessão à iniciativa privada.
Desde maio, os metroviários estão em estado de greve contra a Resolução nº 324 do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), que autoriza a concessão do sistema. Para o sindicato, a medida não resolverá os problemas estruturais e ainda precarizará o serviço e os direitos dos trabalhadores.
Embora o governo federal já tenha autorizado a concessão, a decisão final depende de licitação. A categoria espera que a mobilização e a pressão política influenciem na reversão do processo. Os metroviários pretendem entregar pessoalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento com reivindicações e argumentos contra a medida.
Lula estará no Recife para participar de eventos oficiais, como o lançamento de investimentos do programa Periferia Viva e a inauguração de uma fábrica.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS
Reprodução/Sindmetro-PE