
➡️O Governo de Pernambuco está se preparando para assumir a gestão do Metrô do Recife, que sempre foi de responsabilidade federal. A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou que o Estado já está pronto para operar o sistema por meio de uma concessão privada. O único entrave que restava era a definição dos detalhes sobre a coordenação desse processo, além da divisão dos investimentos entre os governos federal e estadual.
Com a nova resolução do Comitê de Parcerias de Investimentos (CPPI), esses pontos foram finalmente esclarecidos. A norma estabelece que a concessão pública será feita de forma conjunta e indissociável, ou seja, todas as etapas do processo deverão ocorrer simultaneamente, sem possibilidade de serem realizadas separadamente.
De acordo com a resolução, o primeiro passo será a transferência de bens, direitos e instalações pertencentes à União, vinculados à operação e manutenção da rede metroferroviária. Na sequência, o Governo de Pernambuco ficará responsável por conceder à iniciativa privada a gestão, operação e manutenção do sistema. Por fim, ocorrerá a transferência definitiva da propriedade dos imóveis que atualmente pertencem à União, passando-os para o Estado, consolidando assim a nova fase do Metrô do Recife.
Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS