
➡️ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (MA) para assumir o comando do Ministério das Comunicações. A decisão atende a uma indicação do União Brasil e ocorre após a saída de Juscelino Filho, envolvido em denúncias de corrupção.
Na última terça-feira, 8, Juscelino foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de desviar recursos de emendas parlamentares quando ainda era deputado federal — o caso foi revelado pelo Estadão em 2023. A Primeira Turma do STF, responsável também pelos processos relativos ao 8 de Janeiro, deve aceitar a denúncia, o que tornaria o ex-ministro réu.
Diante do desgaste político, Lula solicitou que Juscelino deixasse o cargo para evitar maiores prejuízos ao governo. A substituição foi discutida em reunião nesta quinta-feira, 10, no Palácio da Alvorada. No encontro, Lula elogiou Pedro Lucas e pediu maior apoio do União Brasil no Congresso.
Pedro Lucas, atual líder da bancada do partido na Câmara, pertence a uma tradicional família política do Maranhão. É filho do ex-deputado Pedro Fernandes, hoje prefeito do município de Arame, no interior do estado.
Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Foto: União Brasil