Em cerimônia no Palácio do Planalto, prevista para esta semana, o deputado federal (PSOL-SP) assume no lugar de Márcio Macêdo (PT-SE), que deixa o governo para disputar as eleições de 2026. A nomeação será formalizada no DOU desta terça-feira (21). A mudança visa fortalecer o diálogo com a base social. Boulos, líder do MTST, afirmou que sua missão é “colocar o governo na rua”. Macêdo agradeceu a oportunidade.

➡️O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta segunda-feira (20), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Boulos assume a pasta no lugar de Márcio Macêdo (PT-SE), e a nomeação será formalizada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (21).
O anúncio foi confirmado oficialmente pelo Palácio do Planalto e marca uma importante mudança na articulação política do governo. A Secretaria-Geral é o órgão responsável pela coordenação e articulação do governo federal com a sociedade civil, movimentos sociais e organizações populares — área de forte atuação de Boulos, uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e deputado federal mais votado por São Paulo em 2022.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, a mudança faz parte de um ajuste político e administrativo dentro do governo, com o objetivo de fortalecer o diálogo com a base social e ampliar a presença do Executivo junto à população.
Em sua primeira manifestação após o anúncio, Boulos afirmou que sua missão será “colocar o governo na rua”, ampliando o diálogo com os brasileiros e levando as realizações do governo a todos os estados.
Márcio Macêdo, que deixa o cargo após quase dois anos de gestão, agradeceu a oportunidade e declarou que sai do governo com um acordo para disputar as eleições de 2026. A posse de Guilherme Boulos está prevista para ocorrer ainda nesta semana, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS