➡️ Duas paradas de ônibus no Centro do Recife, sob gestão da iniciativa privada, estão sendo instadas a remover os anúncios luminosos, conforme recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A ação foi desencadeada após uma denúncia do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PE), apontando interferência dos elementos publicitários luminosos no Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico do Bairro do Recife.
Os letreiros, posicionados sobre os pontos de ônibus, têm impactado a visibilidade da Igreja Madre de Deus, na avenida Martins de Barros, e da Igreja do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, patrimônio tombado em nível federal, na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio.
O IPHAN emitiu um Auto de Infração, conforme Portaria 187/2010, após fiscalização, notificando a empresa responsável pela instalação dos equipamentos a removê-los. A defesa da empresa foi encaminhada à Superintendência do IPHAN em Pernambuco em 29 de fevereiro de 2024 e está sob análise da Procuradoria Federal.
O IPHAN destacou que o projeto para instalação dos anúncios luminosos não foi submetido ao Instituto para análise e aprovação, o que viola o Decreto-Lei (nº 25/1937).
✅Créditos:
Por Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Com informações: CBN-RECIFE
Foto: Divulgação / Seplag