Sábado, Novembro 23, 2024

Siga nosso Instagram: @JaboataoAqui.Noticias

INSS CORTA 51,7% DOS AUXÍLIOS-DOENÇA APÓS REVISÃO MÉDICA

➡️O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cortou 51,7% dos auxílios-doença que passaram por perícia médica entre julho e outubro deste ano. Dos 535 mil segurados convocados para a revisão, 277 mil tiveram o benefício suspenso. Quem discordar da decisão pode recorrer no próprio INSS ou buscar a Justiça.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a meta é realizar 800 mil perícias de revisão até o final de 2024 e dar continuidade ao programa em 2025, sem prazo definido para término.

O auxílio-doença, renomeado como benefício por incapacidade temporária após a reforma da Previdência de 2019, é destinado a segurados temporariamente impossibilitados de trabalhar. Caso a incapacidade se torne permanente, o beneficiário tem direito à aposentadoria por invalidez, que também pode ser revisada.

Conforme a legislação, aposentados por invalidez precisam passar por perícia de revisão a cada dois anos, enquanto os beneficiários do auxílio-doença devem realizar o procedimento a cada seis meses.

Após a avaliação médica, o segurado pode receber três respostas: alta (corte do benefício), continuidade do auxílio ou conversão para aposentadoria por invalidez, agora chamada de aposentadoria por incapacidade permanente. As respostas são divulgadas ao final do dia, e não no momento da consulta. Até o momento, 36 mil auxílios foram convertidos em aposentadorias por invalidez.

✅Créditos:
📝 Por Wanderson Silva para a redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Foto:rafastockbr / shutterstock.com
Com informações: Portal de Prefeitura

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS