➡️ Hoje, 15 de fevereiro, marca o início do pagamento do subsídio salarial do PIS/Pasep de 2024, referente ao ano-base de 2022. Esta iniciativa está beneficiando os trabalhadores do setor privado (PIS) e os funcionários públicos (Pasep) nascidos neste mesmo mês.
Uma mudança importante neste ano é a unificação do calendário de distribuição para os beneficiários do PIS e do Pasep. Anteriormente, os funcionários públicos recebiam seus pagamentos com base no último dígito de seus números de inscrição, mas agora todos receberão de acordo com o mês de nascimento.
Ao todo, 24.874.071 trabalhadores terão direito ao subsídio salarial este ano, com 21.982.722 beneficiários do PIS, administrado pela Caixa Econômica Federal, e 2.891.349 do Pasep, administrado pelo Banco do Brasil.
Os valores do subsídio do PIS e do Pasep de 2024 variam de R$ 118,00 a R$ 1.412,00, dependendo do número de meses trabalhados durante o ano-base de 2022. Os trabalhadores podem verificar se têm direito ao subsídio e o valor a ser recebido consultando sua Carteira de Trabalho Digital ou o portal Gov.br, opção disponível desde 5 de fevereiro.
No caso do PIS, é necessário estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos cinco anos para receber o subsídio salarial. Esta medida visa garantir um apoio financeiro fundamental para os trabalhadores, especialmente em meio aos desafios econômicos enfrentados.
✅Créditos:
Reportagem e texto original de Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS