➡️ Na manhã desta segunda-feira(04/03), uma mancha escura foi avistada no mar da praia de Candeias e Barra de Jangada em Jaboatão dos Guararapes, chamando a atenção de banhistas, comerciantes e moradores locais. É relevante destacar que a praia de Candeias nas imediações do antigo restaurante a Candelária é imprópria para banho, conforme a Resolução Conama nº 274/00, e a CPRH divulga regularmente informações sobre a qualidade da água destinada à balneabilidade.
No dia 6 de fevereiro, nas praias de Candeias e Piedade, aconteceu o fenômeno natural da maré vermelha, a mancha vista hoje não está confirmada como o fenômeno.
FENÔMENO DA MARÉ VERMELHA
A maré vermelha ocorre quando há um aumento excessivo de algas que liberam ou não toxinas no mar. Este fenômeno é percebido através da superfície da água pelo odor e formação de manchas avermelhadas, alaranjadas, amareladas ou acastanhadas.
Este fenômeno costuma ocorrer quando há elevação da temperatura, salinidade, excesso de nutrientes, entre outros fatores, como a liberação de esgoto doméstico nas praias.
As pessoas que frequentam a praia durante a maré vermelha podem ter sintomas como enjoo, diarreia, irritação e secura nos olhos, além de falta de ar.
✅Créditos:
Reportagem e texto original de Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS