
➡️ Smartphones, laptops e outros dispositivos eletrônicos foram isentados das chamadas “tarifas recíprocas” anunciadas no início do mês pelo presidente Donald Trump. A medida foi divulgada na noite desta sexta-feira (11) pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.
Com a decisão, produtos como o iPhone — fabricado majoritariamente na China — não serão afetados pela tarifa de 145% imposta ao país asiático, nem pela alíquota de 10% direcionada à maioria dos outros países, segundo informou a agência Bloomberg.
Ao todo, 20 categorias de produtos foram excluídas da taxação, incluindo celulares, computadores, semicondutores, chips de memória e monitores de tela plana. De acordo com a Bloomberg, esses itens dificilmente são produzidos nos Estados Unidos, e o estabelecimento de uma cadeia produtiva local exigiria anos de investimento e estruturação.
Apesar da isenção, a agência alerta que a suspensão pode ser temporária. Há a possibilidade de que esses produtos voltem a ser taxados com novas alíquotas em breve.
Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS