
➡️Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma nova lei que assegura o direito a cirurgias reparadoras para pessoas com lábio leporino ou fenda palatina por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A legislação foi publicada nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial da União e estabelece também a oferta de tratamentos complementares após os procedimentos cirúrgicos.
O texto da lei determina que os pacientes terão acesso a um cuidado integral, com acompanhamento de equipes multidisciplinares. Entre os profissionais envolvidos estão fonoaudiólogos, psicólogos, ortodontistas e outros especialistas fundamentais para a recuperação completa do paciente.
Nos casos que exigirem reeducação oral, o SUS deverá oferecer atendimento gratuito com fonoaudiólogos, que orientarão exercícios para melhorar funções como sucção, mastigação e fala. O tratamento poderá incluir ainda suporte ortodôntico gratuito, com decisões clínicas sobre o uso de aparelhos ou implantes feitas por profissionais especializados.
Com informações: CBN Recife