
➡️ O Governo Federal estuda antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2025. A informação foi confirmada pelo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, que destacou que a medida ainda está em fase de análise.
O Executivo avalia tanto a viabilidade financeira da iniciativa quanto o melhor período para a liberação dos valores. Entre as possibilidades em estudo, está a antecipação para abril e maio, seguindo o modelo adotado em 2024, ou para maio e junho, como ocorreu em 2023. Tradicionalmente, o benefício é pago no segundo semestre do ano, e sua liberação antecipada depende de um decreto presidencial.
O pagamento antecipado beneficiará aposentados, pensionistas por morte e também beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. O governo ainda não divulgou o número exato de pessoas que serão contempladas pela medida, mas a estimativa é que aproximadamente 35 milhões de brasileiros sejam beneficiados.
A expectativa é que o decreto oficializando a antecipação seja assinado até o início de abril. Caso a medida seja confirmada, os repasses seguirão o cronograma habitual: beneficiários que recebem até um salário mínimo terão os valores creditados a partir do dia 25 de cada mês, enquanto os demais receberão nos primeiros cinco dias úteis do período correspondente.
Se implementada, a antecipação do 13º salário injetará cerca de R$ 70 bilhões na economia, em um momento de desafios políticos para o governo, que enfrenta queda na popularidade. Em 2024, a mesma estratégia foi adotada como uma forma de estimular o consumo e aquecer a economia nacional.
Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Com informações: Agência Brasil
Foto: Jeane de Oliveira/FDR/Reprodução