
➡️Em uma publicação divulgada na última terça-feira (8), a Federação Internacional de Futebol (Fifa) atualizou os números do Flamengo, reconhecendo o clube carioca como campeão brasileiro em oito edições — incluindo a controversa conquista de 1987.
A posição da entidade internacional diverge do entendimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Conmebol e do Supremo Tribunal Federal (STF), que oficialmente reconhecem o Sport Club do Recife como o legítimo vencedor do Campeonato Brasileiro daquele ano.
No texto publicado no site oficial, a Fifa destacou os principais feitos do Flamengo, listando os títulos nacionais de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020. A publicação ainda menciona cinco Copas do Brasil, três Libertadores da América e um título mundial.
A POLÊMICA DE 1987
O impasse começou quando a CBF, alegando dificuldades financeiras, anunciou que não organizaria o Campeonato Brasileiro de 1987. Em resposta, os clubes mais populares do país formaram o Clube dos 13 e lançaram a Copa União, que passou a ser disputada por 16 equipes. Paralelamente, a CBF estruturou outro torneio, com outras 16 agremiações, batizado de Módulo Amarelo.
Ao final da competição, a CBF exigiu um cruzamento entre os campeões e vices dos dois módulos. No entanto, Flamengo e Internacional, representantes do Módulo Verde, se recusaram a participar dos jogos contra Sport e Guarani, vencedores do Módulo Amarelo. A recusa resultou em eliminação por W.O., e a final foi disputada entre os times nordestinos e paulistas. O Sport venceu e foi declarado campeão.
Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Com informações: Portal de Prefeitura
Foto:Celso Meira/Agência O Globo