
➡️A grande decisão do Campeonato Pernambucano 2026 será definida neste fim de semana e, além da disputa pelo troféu estadual, os clubes ainda brigam por uma vaga na próxima edição da Copa do Nordeste. Permanecem na corrida pelo título Clube Náutico Capibaribe, Retrô Futebol Clube Brasil, Santa Cruz Futebol Clube e Sport Club do Recife.
Atualmente, Pernambuco tem direito a duas vagas no Nordestão. Na edição de 2026, o estado é representado por Sport e Retrô, campeão e vice do último Estadual, respectivamente. Caso o regulamento seja mantido para a próxima temporada, os dois finalistas do Campeonato Pernambucano deste ano garantirão presença automática na competição regional em 2027.
No histórico da Copa do Nordeste, o Sport é o clube pernambucano mais vitorioso, com três conquistas (1994, 2000 e 2014). O Santa Cruz também já levantou a taça, em 2016. Nenhuma outra equipe do estado conseguiu faturar o torneio regional.
O Leão da Ilha também lidera em número de participações: são 20 edições disputadas. Entre os clubes do interior, apenas Salgueiro e Porto, de Caruaru, conseguiram alcançar a fase de grupos da competição.
SEMIFINAIS EM ABERTO
As semifinais do Campeonato Pernambucano 2026 são disputadas em jogos de ida e volta, com os confrontos entre Sport x Retrô e Náutico x Santa Cruz. Nos primeiros duelos, Sport e Náutico venceram por 1 a 0 e largaram em vantagem na briga por uma vaga na final.
Atual campeão estadual, o rubro-negro volta a campo neste sábado para enfrentar o Retrô. Já no domingo, será realizado mais um Clássico das Emoções entre Náutico e Santa Cruz, duelo que promete casa cheia e forte rivalidade.
As partidas decisivas da final do Campeonato Pernambucano estão previstas para os dias 1º e 8 de março, quando será conhecido o campeão estadual de 2026 e, consequentemente, os classificados para a Copa do Nordeste da próxima temporada.
PARTICIPAÇÕES DOS CLUBES PERNAMBUCANOS NA COPA DO NORDESTE
Sport – 20 participações | 3 títulos
Santa Cruz – 16 participações | 1 título
Náutico – 16 participações | 0 título
Salgueiro – 5 participações | 0 título
Retrô – 4 participações | 0 título
Central – 4 participações | 0 título*
Porto – 1 participação | 0 título
O Central nunca chegou à fase de grupos da competição.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS
Com informações: GEPE
