➡️ A partir de 14 de novembro, os alunos da Escola Poeta Castro Alves, em Jardim Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, terão acesso a um novo espaço cultural criado pelo projeto Mundoteca (@mundoteca.br). O projeto, que visa democratizar o acesso à leitura ao instalar bibliotecas comunitárias em municípios brasileiros, irá oferecer mais de 650 livros, materiais lúdicos – como fantoches e brinquedos educativos – e equipamentos audiovisuais. A cerimônia de inauguração será às 15h e contará com apresentações dos próprios alunos da escola.
Além do acervo literário, o espaço será equipado com jogos educativos, 30 dispositivos Kindle, uma smartTV e uma área especial para leitura. A iniciativa espera impactar diretamente 700 estudantes e membros da comunidade escolar, com potencial de beneficiar também os moradores do entorno.
Nos primeiros oito meses, a FGM Produções assumirá a gestão do espaço, contando com o suporte pedagógico do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), que também promoverá formações para os profissionais da escola. Após esse período, a gestão será transferida para a própria instituição, que se compromete a manter a Mundoteca ativa por pelo menos cinco anos.
As capacitações promovidas pelo IBEAC serão voltadas para práticas de incentivo à leitura com enfoque comunitário, visando o engajamento de educadores sociais e gestores nas atividades de organização, programação e dinamização do espaço, para que ele atenda a diferentes públicos. Durante os oito meses de gestão do projeto, haverá encontros mensais com os educadores sociais. Além disso, a iniciativa oferecerá eventos socioculturais gratuitos para a comunidade, como palestras, sessões de cinema e contação de histórias.
O novo espaço, patrocinado pela BASF, conta com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, e é uma realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal.
✅Créditos:
Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS