O icônico Galo da Madrugada, maior símbolo do Carnaval do Recife, vai além da festa e se torna mensageiro da paz em 2024. O projeto “Galo Gigante da Paz”, idealizado pelo renomado artista plástico Leopoldo Nóbrega, foi revelado nesta sexta-feira (26).
A imponente escultura, que subirá na Ponte Duarte Coelho mais cedo este ano, na quarta-feira (7) às 20h, traz uma proposta inovadora. Predominantemente branca, a alegoria apresenta cinco tons representando cada continente: amarelo (Ásia), preto (África), vermelho (América), azul (Europa) e verde (Oceania). As penas na calda exibe a palavra “Paz” em 16 idiomas distintos.
Destaque especial para a crista do Galo, que pela primeira vez incorpora o branco e prata, simbolizando os foliões mais experientes e enfatizando o respeito e a inclusão no Carnaval para todos.
A base do Galo não apenas sustenta escultura, mas também se transforma em obra de conscientização. Grafites temáticos de paz, combate ao preconceito, violência de gênero e racismo adornam as faces, junto com QR Codes para denúncias em plataformas municipais. No chão, mensagens alusivas à paz e harmonia enriquecem o Carnaval como um palco de reflexão e democracia.
✅Créditos:
📝 Reportagem e texto original de Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS