Lula repudiou a tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros, chamando a medida de “chantagem inaceitável”. Defendeu o STF, criticou aliados de Trump e denunciou ataque ao Pix. Anunciou ações diplomáticas e jurídicas para reverter a decisão.

➡️Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite desta quinta-feira (17), às 20h25, o presidente da República Brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reagiu duramente à decisão do governo dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil a partir de 1º de agosto. A medida foi anunciada por meio de uma carta enviada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, classificada por Lula como uma “chantagem inaceitável”.
Durante o discurso, Lula informou que o governo brasileiro tentou dialogar com os Estados Unidos em mais de dez ocasiões e que chegou a encaminhar uma proposta formal no dia 16 de maio, sem obter qualquer resposta.
O presidente também saiu em defesa do Judiciário brasileiro, afirmando que qualquer tentativa de interferência nos assuntos internos do país representa “um grave atentado à soberania nacional”. A fala ocorre em meio a críticas feitas por Trump ao Supremo Tribunal Federal (STF), que julga o ex-presidente brasileiro por sua participação na tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro.
Lula ainda criticou políticos brasileiros que demonstraram apoio à decisão de Trump, chamando-os de “verdadeiros traidores da pátria”, embora sem citar nomes.
Outro ponto abordado no pronunciamento foi a recente ofensiva dos EUA contra o sistema de pagamentos brasileiro. O Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (15) a abertura de uma investigação contra o Brasil por supostas práticas comerciais desleais em “serviços de comércio digital e pagamento eletrônico”. Embora o Pix não tenha sido mencionado diretamente, a investigação é interpretada como um ataque ao sistema.
“O Pix é do Brasil. Não aceitaremos ataques ao Pix, que é um patrimônio do nosso povo. Temos um dos sistemas de pagamento mais avançados do mundo, e vamos protegê-lo”, declarou Lula.
Por fim, o presidente anunciou que o Governo Federal está mobilizando esforços diplomáticos e jurídicos para reverter a tarifa imposta pelos EUA.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS