No Brasil, o Dia dos Pais foi criado em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering para aquecer as vendas em agosto, inicialmente comemorado em 14 de agosto, dia de São Joaquim, mas depois transferido para o segundo domingo do mês. A data tem origens antigas, com registros de homenagens na Babilônia há mais de 4 mil anos, e é celebrada em 19 de março em países católicos como Portugal, Espanha e Itália, no Dia de São José.

➡️O Dia dos Pais, celebrado no Brasil no segundo domingo de agosto, tem origens que misturam tradição, homenagem e estratégias comerciais. A versão mais conhecida surgiu em 1909, em Washington (EUA), quando Sonora Louise Smart Dodd, inspirada pelo Dia das Mães, decidiu criar uma data para homenagear seu pai, William Jackson Smart, veterano da Guerra Civil que criou sozinho seis filhos. A primeira comemoração ocorreu em 19 de junho de 1910, no aniversário de William, e em 1972 o presidente Richard Nixon oficializou o terceiro domingo de junho como a data nacional, hoje adotada por mais de 70 países.
No Brasil, a celebração nasceu em 1953, idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering para impulsionar as vendas de agosto, mês sem datas festivas expressivas. A primeira edição ocorreu em 14 de agosto, dia de São Joaquim, pai de Maria na tradição católica, mas logo foi transferida para o segundo domingo de agosto, formato mantido até hoje.
Registros mostram que homenagens aos pais são muito mais antigas: há mais de 4 mil anos, na Babilônia, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila um cartão para seu pai. Em países católicos como Portugal, Espanha e Itália, o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março, Dia de São José, patrono da Igreja Católica e exemplo de paternidade.
Independentemente da data, a celebração reforça, em todas as culturas, o reconhecimento e a importância da figura paterna.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS