Domingo, Outubro 5, 2025

DEPUTADA FEDERAL CARLA ZAMBELLI SE ENTREGA E É PRESA NA ITÁLIA APÓS CONDENAÇÃO PELO STF

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália após condenação do STF a 10 anos por envolvimento na invasão hacker ao CNJ. Considerada foragida e incluída na lista da Interpol, ela possuía cidadania italiana e já havia deixado o Brasil. O Ministério da Justiça pediu sua extradição, e o caso segue em investigação.

➡️A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália nesta terça-feira (29), segundo informou o Ministério da Justiça do Brasil. A prisão ocorre após a parlamentar ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O deputado italiano Angelo Bonelli, opositor ao governo local, confirmou a prisão de Zambelli e questionou as autoridades italianas sobre como ela conseguiu entrar no país mesmo havendo um mandado internacional de prisão expedido pelo STF. Segundo Bonelli, a detenção ocorreu recentemente, embora ele não tenha apresentado provas formais.

VEJA TAMBÉM:  CAMPANHA “ATUALIZE”: TRE-PE REALIZA MUTIRÃO DE BIOMETRIA E SERVIÇOS EM JABOATÃO

Zambelli é investigada no Brasil por suspeita de integrar uma organização criminosa digital responsável por disseminar notícias falsas e atacar instituições democráticas. Desde que o STF determinou sua prisão, ela era considerada foragida e estava na lista de procurados da Interpol. Há indícios de que tenha deixado o Brasil rumo à Europa logo após a emissão do mandado.

O Ministério da Justiça brasileiro já havia protocolado um pedido de extradição junto às autoridades italianas, considerando que a deputada possui cidadania italiana e estava residindo no país desde sua fuga.

O caso segue em investigação, e novas informações devem ser divulgadas assim que as autoridades italianas e brasileiras se pronunciarem oficialmente sobre o andamento da extradição e a legalidade da prisão.

Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ao copiar nosso texto na íntegra, cite a fonte: www.jaboataoaqui.com.br