
➡️ A deputada federal por Pernambuco Clarissa Tércio (PP-PE) manifestou, nesta terça-feira (17), sua posição contrária ao projeto enviado pelo governo Lula à Câmara dos Deputados que propõe mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC). De acordo com a parlamentar, as alterações previstas no texto prejudicarão diretamente idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.
O BPC, atualmente, é destinado a idosos e pessoas com deficiência cuja renda familiar per capita não ultrapasse 1/4 do salário mínimo. No entanto, o projeto do governo sugere incluir, no cálculo da renda, valores provenientes de outros benefícios, o que pode, na prática, restringir o acesso ao programa. Essa mudança afeta especialmente famílias onde mais de uma pessoa teria direito ao benefício.
Outro ponto de controvérsia é a proposta de incluir, no cálculo da renda familiar, os ganhos de cônjuges que não residem no mesmo domicílio. A deputada também criticou duramente essa medida.
Por meio de um vídeo divulgado em suas redes sociais, Clarissa Tércio classificou o projeto como um ataque aos mais pobres. A parlamentar destacou que irá trabalhar na Câmara para barrar ou ajustar o texto, buscando proteger os direitos da população mais vulnerável.
✅Créditos:
Por Wanderson Silva para a redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Com informações: Blog Edmar Lyra