Segunda-feira, Outubro 6, 2025

COMPESA CONCLUI OBRAS NO SISTEMA PIRAPAMA ANTES DO PRAZO PREVISTO; ÁGUA COMEÇA A SER LIBERADA PARA A POPULAÇÃO

➡️Serviços de manutenção incluíram substituição de tubulações, correção de vazamentos e interligação de nova adutora. Abastecimento será retomado gradualmente a partir da madrugada de sexta-feira (25). Cerca de 25 mil moradores de Jaboatão serão beneficiados com reforço no sistema.

➡️A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) concluiu, nesta quarta-feira (24), as obras de manutenção no Sistema Pirapama antes do prazo inicialmente previsto. Os trabalhos, que começaram às 20h da última segunda-feira (22), tinham previsão de término para a noite desta quinta-feira (25), mas foram finalizados com antecedência.

Com a conclusão dos serviços, a empresa iniciou o processo de recomposição da rede de abastecimento de água, que deverá ser retomado de forma gradativa a partir da madrugada da sexta-feira (25). A ação impactou mais de 2 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Recife, incluindo bairros da capital pernambucana, de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho.

Esta foi a primeira grande intervenção realizada desde a inauguração do sistema, há 15 anos. Durante a manutenção, foram substituídas tubulações e válvulas, corrigidos vazamentos e realizados serviços eletromecânicos nas estações de tratamento e bombeamento. A expectativa é restaurar a capacidade de vazão de 4.800 litros por segundo para o total projetado de 5.000 litros por segundo.

VEJA TAMBÉM:  PERNAMBUCO AMPLIA VACINAÇÃO CONTRA HPV PARA JOVENS DE 15 A 19 ANOS

As obras também incluíram a interligação de uma nova adutora de 1.400 milímetros de diâmetro às margens da BR-101 Sul, o que deve garantir um reforço de 60 litros por segundo no abastecimento das comunidades de Marcos Freire e UR-11, em Jaboatão. Com isso, cerca de 25 mil moradores devem ser beneficiados até dezembro. O investimento total é de R$ 22 milhões.

Mais de 100 profissionais trabalharam em regime de plantão durante os três dias de serviço. A operação foi acompanhada de perto pela alta gestão da Compesa, incluindo o presidente da companhia, Alex Campos, e os diretores Flávio Coutinho e Douglas Oliveira.

A Compesa reforça que o retorno da água nas torneiras será feito de forma gradual, conforme o calendário de abastecimento dos bairros, e recomenda que a população continue fazendo uso racional da água. Durante o período de retomada, carros-pipa estão sendo utilizados para garantir o fornecimento de água a hospitais e outros serviços essenciais.

Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ao copiar nosso texto na íntegra, cite a fonte: www.jaboataoaqui.com.br