➡️ O Cometa do Diabo, como é conhecido popularmente, está se aproximando da Terra, oferecendo uma oportunidade única para observadores de todo o país. De acordo com o Observatório Nacional, desde o dia 7 de abril, o cometa tem sido avistado na região Nordeste do Brasil. No entanto, é neste domingo, dia 21, que ele alcançará sua máxima aproximação ao Sol e se tornará visível em todo o território nacional.
PORQUE COMETA DO DIABO?
Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o 12P/Pons-Brooks recebeu seu apelido “diabólico” após uma explosão em julho de 2023, que distorceu sua coma, formando uma aparência de chifres.
COMO OBSERVAR?
O cometa estará visível logo após o pôr do Sol, inicialmente abaixo da constelação de Touro e, a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, entre 17:40 e 18:30. No entanto, a maior dificuldade será encontrar um local com o horizonte oeste desobstruído, pois o cometa estará baixo no céu, a cerca de 15 graus de altura, alerta o astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional.
Os aplicativos de observação de estrelas, como Star Walk 2 ou Sky Tonight, podem ajudar a localizar o cometa 12P/Pons-Brooks no céu. Basta buscar pelo “Cometa do Diabo” na ferramenta de busca desses apps e apontar o celular para o céu durante o melhor horário de observação.
✅Créditos:
Por Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS