Sexta-feira, Outubro 31, 2025

COM ATUAÇÃO DE YURI GABRIEL, JABOATÃO SE TORNA O PRIMEIRO MUNICÍPIO DO NORTE E NORDESTE A RECEBER UM SELO NO CUIDADO COM DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Jaboatão dos Guararapes recebeu o selo “Cidade Abraçar – Nível Esmeralda”, concedido pela farmacêutica Boehringer Ingelheim, por sua atenção integral a pacientes respiratórios. O reconhecimento, entregue em cerimônia com o prefeito Mano Medeiros e o diretor da policlínica Yuri Gabriel, destaca o Projeto Abraçar na Policlínica Carneiro Lins. A iniciativa capacitou 50 médicos e, em um ano (Ago/24 a Ago/25), reduziu a taxa de mortalidade de 14,9% para 5,8% e o custo de internação em quase 30%, além de diminuir em 20% o total de internações. O município se consolida como referência nacional.

➡️Jaboatão dos Guararapes conquistou um reconhecimento inédito e se tornou referência regional na atenção integral a pacientes com doenças respiratórias. O município foi o primeiro do Norte e Nordeste a receber o selo “Cidade Abraçar – Nível Esmeralda”, concedido pela farmacêutica Boehringer Ingelheim. A certificação destaca as boas práticas e os avanços obtidos na rede municipal de saúde, especialmente nas ações voltadas ao tratamento e acompanhamento de doenças respiratórias crônicas, como asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

A entrega do selo aconteceu nesta quarta-feira (29), durante cerimônia no Complexo Administrativo da Prefeitura, em Jardim Jordão, com a presença do prefeito Mano Medeiros, da secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, do diretor da policlínica Carneiro Lins Yuri Gabriel e de representantes da Boehringer e de profissionais da rede municipal.

VEJA TAMBÉM:  PREFEITURA DE JABOATÃO PROMOVE MÊS DAS CRIANÇAS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM VÁRIAS REGIÕES; VEJA A PROGRAMAÇÃO

O Projeto Abraçar, implantado em 2024 na Policlínica Carneiro Lins, no bairro de Prazeres, passou a integrar o sistema municipal de saúde com foco na qualificação do atendimento aos pacientes respiratórios. Em apenas um ano, os resultados foram expressivos: 505 exames de espirometria realizados, sendo 68% com alterações identificadas; 50 médicos da Atenção Primária capacitados; e redução significativa nos indicadores de mortalidade e custos hospitalares.

Comparando os dados de agosto de 2024 e agosto de 2025, o município reduziu a taxa de mortalidade de 14,9% para 5,8%, o custo médio de internação de R$ 2.411,81 para R$ 1.691,85 e o total de internações em quase 20%. O resultado demonstra o impacto direto do projeto na vida dos usuários do SUS e na eficiência do sistema público de saúde local.

Com o reconhecimento, Jaboatão dos Guararapes passa a integrar um seleto grupo de cidades brasileiras certificadas pelo Programa Abraçar, ao lado de São Bernardo do Campo, Guarulhos e Betim, consolidando-se como referência nacional em inovação e boas práticas na saúde pública.

Mais do que um selo, a conquista reforça o compromisso da gestão municipal em colocar as pessoas no centro das políticas públicas, com ações que geram impacto real e transformam vidas.

Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ao copiar nosso texto na íntegra, cite a fonte: www.jaboataoaqui.com.br