Sexta-feira, Maio 23, 2025

CLUBES SE RETIRAM DA ELEIÇÃO DA CBF EM PROTESTO CONTRA FALTA DE TRANSPARÊNCIA

➡️ A eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcada para este domingo (25), não contará com a unanimidade dos clubes das Séries A e B. Na noite desta quarta-feira (22), um grupo formado por 20 clubes divulgou uma nota oficial informando que seus representantes não participarão do pleito, em protesto contra a condução do processo eleitoral.

No comunicado, os clubes reivindicam mais “democracia, transparência e representatividade” na entidade máxima do futebol brasileiro, deixando claro o descontentamento com o modelo atual da eleição. A decisão pode ganhar ainda mais adesões nos próximos dias, à medida que outros dirigentes avaliam se seguirão o mesmo caminho.

O único candidato na disputa é Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, que registrou sua chapa na manhã deste domingo (18) no Rio de Janeiro. Ele concorre para substituir Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF, com mandato previsto de quatro anos, entre 2025 e 2029.

A candidatura de Samir Xaud conta com o apoio de 25 federações — com exceção de São Paulo e Mato Grosso — e de 10 clubes. Esse apoio foi suficiente para inviabilizar a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, que tinha respaldo de 29 clubes, mas de apenas duas federações. Pelas regras, são necessárias no mínimo oito federações para formalizar uma chapa.

VEJA TAMBÉM:  FIFA CONFIRMA RECIFE COMO SEDE DA COPA DO MUNDO FEMININA DE 2027

A eleição está prevista para ocorrer às 10h30 na sede da CBF, com a possibilidade de voto remoto para acomodar os clubes que estarão disputando a rodada do Campeonato Brasileiro.

A decisão dos clubes de não participarem do pleito visa evitar repetir o cenário de unanimidade registrado na recente reeleição de Ednaldo Rodrigues, há dois meses, episódio que gerou arrependimento em parte dos dirigentes. Segundo eles, seria incoerente apoiar novamente, de forma unânime, um candidato sobre o qual não há clareza quanto à sua autonomia para comandar a CBF.

📝 Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS