➡️ O Recife confirmou os dois primeiros casos de coqueluche em 2024, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Duas crianças, uma de 4 meses e outra de 2 anos, testaram positivo para a doença, revelou a pasta nesta segunda-feira (22).
A identidade, sexo e o estado de saúde atual dos pacientes não foram detalhados pela secretaria. Além disso, não foi informado se as crianças estavam imunizadas contra a coqueluche.
Comparativamente, no mesmo período do ano anterior, em 2023, a capital pernambucana havia confirmado 10 casos da doença, de acordo com os registros da secretaria de saúde local.
A prevenção da coqueluche é realizada por meio da vacina pentavalente, que oferece imunização contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenzae tipo B e hepatite B. A aplicação da vacina é recomendada aos 2, 4 e 6 meses de vida.
O reforço da imunização é feito com a vacina tríplice bacteriana (DTP), protegendo contra difteria, tétano e coqueluche, e é administrado aos 15 meses (1º reforço) e aos 4 anos (2º reforço), completando o ciclo de proteção contra a doença.
✅Créditos:
Por Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS