
➡️ O preço do café disparou nos últimos anos, atingindo o maior valor em quase três décadas. A principal causa desse aumento está nas mudanças climáticas, que provocaram secas severas, ondas de calor extremo e até geadas em algumas regiões produtoras. Como o café é uma planta sensível, essas condições adversas levam ao estresse da lavoura, fazendo com que os pés abortem os frutos para sobreviver. O cenário climático para 2025 não é animador, o que deve continuar impactando a produção e mantendo os preços elevados.
AUMENTO DO CONSUMO E IMPACTO NO MERCADO
Mesmo com os preços em alta, o consumo de café segue crescendo no Brasil e no mundo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), entre janeiro e outubro de 2024, a demanda aumentou 0,78%. Com a valorização do produto no mercado externo, a exportação tem sido priorizada, tornando o café ainda mais caro no mercado interno devido à lei da oferta e demanda.
PREVISÃO DE SAFRA E ALTERNATIVAS PARA O CONSUMIDOR
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê uma safra de 51,8 milhões de sacas em 2025, representando uma queda de 4,4%. Com o preço elevado, os consumidores podem buscar alternativas para reduzir o impacto no orçamento, garantindo o consumo desse item essencial para muitos brasileiros.
✅Créditos:
Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS