➡️ Nesta quarta-feira (28), Dia dos Bancários, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou uma paralisação estratégica nas agências localizadas na Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Guararapes e Avenida Dantas Barreto. A ação faz parte do Dia Nacional de Luta, uma resposta à postura da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) durante as negociações salariais.
O impasse se intensificou após a 10ª rodada de negociações entre a Fenaban e o Comando Nacional dos Bancários, realizada na última terça-feira (27). Segundo o sindicato, a Fenaban desvalorizou a categoria ao rejeitar o pedido de aumento real. No início das negociações, a entidade propôs um reajuste de 90% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o que resultaria em uma perda salarial de 0,38%. A proposta foi imediatamente recusada pelo Comando Nacional.
Após uma pausa nas negociações, a Fenaban apresentou uma nova proposta: reajuste de 100% do INPC sobre salários e verbas, sem ganho real, aplicável apenas em janeiro de 2025. Além disso, a antecipação da participação nos lucros e resultados (PLR) seria feita sem qualquer reajuste. Esta proposta também foi rejeitada.
De acordo com a análise do Comando Nacional, cada bancário estaria repassando R$ 682 por mês aos bancos nos próximos quatro meses, devido à ausência de reajuste salarial, gerando economia para as instituições financeiras.
Frente à falta de comprometimento da Fenaban, o Comando Nacional permanecerá em São Paulo para continuar as negociações até sexta-feira, prazo final para a apresentação de uma proposta satisfatória pelos bancos. As negociações serão retomadas ainda hoje, a partir das 10h.
Além da paralisação, o Comando Nacional convocou um dia de luta nacional para esta quarta-feira (28). Também foram marcadas assembleias para o dia 4 de setembro, precedidas de plenárias, onde a categoria decidirá os próximos passos das mobilizações.
✅Créditos:
Por Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Com informações: CBN-RECIFE
Divulgação/Sindicato dos Bancários