➡️ Os hospitais dependem das doações voluntárias ou de reposição para garantir a disponibilidade de sangue seguro e compatível em momentos críticos. As doações não só atendem pacientes específicos como também ajudam a restabelecer os estoques dos bancos de sangue.
Embora os bancos de sangue mantenham reservas para emergências, a disponibilização de sangue para um paciente pode resultar na escassez para outros. Por isso, é fundamental que as doações sejam regulares para manter os estoques em níveis adequados. A falta de doações voluntárias não cancela cirurgias, mas a mobilização para a doação de sangue continua sendo essencial.
O sangue doado que não é imediatamente utilizado em cirurgias específicas é incorporado aos estoques rotineiros dos bancos de sangue, ficando disponível para atender a toda a população conforme a necessidade.
COMO DOAR?
Para doar sangue, é necessário cumprir alguns requisitos básicos: ter entre 18 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos, estar em boas condições de saúde e manter uma alimentação e sono adequados.
Alguns grupos são temporariamente impedidos de doar, como mulheres grávidas, pessoas com sintomas de viroses (resfriado, dengue, COVID-19) e aqueles que realizaram procedimentos como tatuagens, micropigmentação ou consumiram bebidas alcoólicas recentemente.
✅Créditos:
Reportagem e texto original de Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS