➡️Uma americana tornou-se a primeira pessoa a receber um duplo transplante de pulmão totalmente robótico. Cheryl Mehrkar recebeu alta esta semana após passar pelo procedimento pioneiro e minimamente invasivo, realizado em 22 de outubro sob a supervisão da Dra. Stephanie H. Chang, professora associada de Cirurgia Cardiotorácica da NYU Grossman School of Medicine.
Durante a cirurgia, a Dra. Chang fez incisões entre as costelas da paciente para permitir a entrada do sistema robótico Da Vinci Xi. A tecnologia foi responsável por remover os pulmões doentes, preparar o coração e as vias aéreas, além de implantar os novos órgãos de forma precisa.
Cheryl Mehrkar começou a sentir os primeiros sintomas de sua condição há 15 anos, enquanto trabalhava como professora de caratê. Diagnosticada em 2010 com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), enfrentou quadros de enfisema e bronquite crônica, além de complicações agravadas pela infecção por Covid-19.
Segundo o New York Post, a NYU realizou 76 transplantes de pulmão em 2023. A Dra. Stephanie H. Chang já havia ganhado destaque na comunidade médica meses antes, ao liderar o primeiro transplante de pulmão robótico. Contudo, o caso de Cheryl foi ainda mais especial, devido à complexidade de um duplo transplante, o que representa um marco no aprimoramento dessa técnica inovadora.
A cirurgia durou sete horas e, de acordo com Cheryl, ela conseguiu “respirar bem” quase imediatamente após o procedimento. O avanço reforça o potencial das tecnologias robóticas no campo da medicina, especialmente em procedimentos de alta complexidade.
✅Créditos:
Por Wanderson Silva para a redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Com informações: Agência Globo