Nesta terça-feira (8), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a liberação do funcionamento da plataforma X (antigo Twitter) no Brasil. A rede social estava bloqueada desde o dia 30 de agosto, após uma série de irregularidades serem identificadas.
A empresa cumpriu uma das principais exigências para o retorno das operações no país, ao pagar uma multa no valor de R$ 28,6 milhões nesta semana. Além disso, a plataforma atendeu a outras condições impostas pela Justiça, como o bloqueio de nove perfis investigados e a nomeação de um representante legal no Brasil.
A decisão de Moraes foi baseada em um parecer favorável emitido pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que recomendou a liberação da plataforma. O ministro também ordenou à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as medidas necessárias para garantir a volta do serviço, com um prazo de 24 horas para informar o STF sobre o cumprimento da decisão.
Com a liberação oficial, espera-se que a plataforma X volte a operar normalmente já nesta quarta-feira (9), após a Anatel comunicar a decisão às operadoras de internet no Brasil.
✅Créditos:
Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS